global.stay-tuned

IACS promove exame preventivo de câncer para funcionárias

Mulheres têm a oportunidade de exercer o autocuidado e se prevenirem contra o câncer de colo de útero. Confira:

IACS promove exame preventivo de câncer para funcionárias

Por Claúdia Britto.
Desde 2018, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) promove às suas colaboradoras um exame preventivo de câncer de colo de útero no Outubro Rosa. Esse ano de 2022 não foi diferente. Durante todo o mês de outubro, funcionárias da instituição que quiseram participar do exame foram encaminhadas para um laboratório especializado.

De acordo com Tanise Carvalho, gerente de Recursos Humanos (RH) do colégio, “nossa preocupação como escola é fazer com que as mulheres saibam da importância de realizar o autoexame do câncer de mama e o preventivo anual de colo de útero”, declara.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é causado por uma infecção persistente por tipos oncogênicos do Papiloma Vírus Humano (HPV). É uma doença de desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento e secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

Para mais informações:

AUTOCUIDADO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Fabiane Strottmann é monitora de alunos do IACS e percebeu que algo estava diferente em seu corpo enquanto tomava banho. Ela conta que sentiu algo diferente, um pequeno carocinho na mama. Como Fabiane estava grávida de 8 meses, aproveitou sua consulta do pré-natal e avisou seu médico que logo a tranquilizou, dizendo que era comum glândulas mamárias para produção de leite.

Precavido, o doutor decidiu fazer um exame de ecografia, onde apareceu um pequeno nódulo no seio de Fabiane. Ainda assim, ele a tranquilizou porque não poderia inseri-la a nenhum outro tipo de exame devido à gravidez. Seguiram com o monitoramento do nódulo caso houvesse algum desenvolvimento.

Fabiane conta que mesmo após o nascimento do bebê e a amamentação o nódulo continuava ali. Foi então que seu médico declarou que estava na hora de fazer uma biópsia para ter certeza do que era, e ali se confirmou o diagnóstico de câncer de mama.

Funcionárias posam para foto com lema do Outubro Rosa. (Foto: Divulgação.

"Mas, o que até hoje eu fico impressionada, foi que quando eu comecei as consultas, o mastologista me disse que não é normal e nem comum alguém descobrir este tipo de câncer nesse estágio e que com certeza foi a mão de Deus que me ajudou a perceber", relembra o momento.

Hoje, Fabiane deixa um recado para mulheres que passam pela mesma situação que ela. "O que eu diria para quem está passando por isso é que não desista! Chore quando tiver vontade, pense e foque no porquê você precisa estar bem. Converse com seus amigos, por mais que seja difícil. Nem todos os dias são iguais. E aos amigos, ouçam, porque às vezes precisamos só que alguém nos escute. Ore e entregue a sua vida nas mãos de Deus nosso Criador,” incentiva Fabiane.

Leia também:

OPORTUNIDADE PARA TODAS

Sobre a experiência da auxiliar de limpeza, Geisabel Silva, ela conta que achou a iniciativa do colégio foi “maravilhosa! E relembra que este “é um exame que deve ser feito anualmente”, mas como não tinha tempo para marcar foi muito bom [fazer via colégio]. Ótimo atendimento", conta.

Ana Paula Silveira dos Santos é monitora de alunos e participou do exame. Para ela, esta “é uma forma de prevenção para que não venhamos a descobrir um problema muito tarde. Excelente a iniciativa, ajudando muitas mulheres que as vezes não poderiam [pagar]", parabeniza.

Tanise, gerente do RH. (Foto: Divulgação).

Em parceria com o Laboratório Bom Pastor, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS) proporciona a todas as funcionárias o exame preventivo de câncer de colo de útero como um presente.

“Aquelas que decidem fazer, agendam o exame diretamente com o RH do IACS e no dia do agendamento elas realizam a coleta diretamente no laboratório. O resultado é encaminhado diretamente para a escola e entregue individualmente para cada funcionária que realizou o mesmo”, explica a gerente de RH, Tanise.