14 de abr. de 2020
2020 tinha tudo para ser “o ano”. Sem dúvidas, muitos planos, sonhos, projetos tinham tudo para ser um sucesso. Mas, muitas coisas estão fora do controle de qualquer um e a partir do momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia decorrente do novo coronavírus – COVID-19, a vida e rotina de milhões de pessoas foram drasticamente afetadas. Estar em confinamento em casa e com a mudança repentina dos hábitos diários, tem apresentado a alguns, certos tipos de desequilíbrio emocional.
Sentimentos de angústia, medo, incerteza, e insegurança, faz com que muitas pessoas apresentem sintomas de ansiedade, e o distanciamento social contribui para o agravamento de quadros depressivos. Por isso, é muito importante se cuidar para manter uma saúde emocional equilibrada neste momento de crise. Confira algumas dicas que podem ajudar:
- Mantenha uma rotina: Pode parecer simples, mas a rotina é uma forma de você conseguir uma organização mental. Estabeleça horários de trabalho, pausas, refeições, horários para se exercitar e não se esqueça de criar momentos de lazer e de descanso. Isso faz com que o cérebro entenda que, apesar do isolamento, você tem tarefas a serem concluídas.
- Cuidado com o excesso de informações: A tecnologia que está a nossa disposição pode ou não ser um aliado nesse momento delicado em que vivemos. Falar em pandemia assusta e é normal ficar apreensivo com uma situação nova para o mundo. Cuidado com o bombardeio de notícias sobre o assunto.
- Cuide-se: Não é segredo que para viver bem são necessários alguns cuidados diários, vamos descobrir quais são?
- Um deles é a respiração. Sim, respirar fundo várias vezes ao dia ajuda a manter-se calmo.
- Faça refeições saudáveis e equilibradas. Estar em quarentena não significa que você pode comer tudo que quiser a hora que quiser, tenha cuidado ao escolher alimentos saudáveis que aumente sua imunidade e procure comer em horários fixos todos os dias.
- Exercitar-se regularmente (dentro da sua casa, claro) há vários vídeos nas redes sociais para iniciantes que podem colaborar para manter uma vida ativa!
- E por último, mas não menos importante: Durma bem. Ficar assistindo séries e filmes até altas horas podem prejudicar seu sono. Procure dormir mais cedo.
- Converse com a família e amigos: Mesmo que não seja possível visitar a família e os amigos manter o contato com outras pessoas é fundamental. Procure ligar para os mais próximos, conversar por aplicativos de mensagens ou até mesmo por vídeo-chamada. Neste momento, é muito importante conferir se todos estão bem, trocar experiências e oferecer apoio para quem precisa. E, de quebra, receber um pouco de suporte emocional também. Manter contato nos faz sentir menos sozinhos.
A saúde mental tem ligação direta com a nossa imunidade. Doenças como depressão e ansiedade podem afetar o nosso sistema imunológico e diminuem a defesa natural que temos em nosso organismo e assim podemos ficar mais suscetíveis a doenças. E se mesmo seguindo essas dicas você ainda se sentir triste, angustiado ou ansioso procure alguém de confiança para conversar ou um profissional que possa te ajudar. E lembre-se: todas as crises são passageiras! Muito em breve a rotina escolar vai voltar e tudo irá se normalizar!