global.stay-tuned

Dicas para escolher a escola dos seus filhos

A escola certa para seu filho está a algumas dicas de distância

Dicas para escolher a escola dos seus filhos

Depois do lar, a escola é o ambiente mais rotineiro na vida de uma criança. Logo, torna-se também um dos lugares mais importantes frequentados por ela. A relevância do colégio na vida de seus alunos não tem a ver apenas com a familiaridade e a rotina, mas, sobretudo, com o papel educativo que ele desempenha na formação do conhecimento e do caráter de seus estudantes.

Sendo assim, a qual escola você pretende confiar uma parte importantíssima do desenvolvimento de seu filho? Estamos em época de matrículas e, mais do que nunca, faz-se necessário refletir sobre essa pergunta.

Calma! Sabemos que essa questão preocupa pais e mães todos os anos, mas não há necessidade de desespero. Queremos dar uma forcinha! Listamos algumas dicas que ajudarão a encontrar a escola certa para seu filho.

 

O que você procura?

Sugerimos que comece por aí. Faça uma lista com itens dos quais você não abre mão quando o assunto é ensino. Assim você consegue comparar escolas checando o que cada uma delas tem. É um trabalho de filtragem cujo objetivo é reter apenas as instituições que fazem sentido de acordo com suas preferências e exigências.

E o que deve constar nessa tal lista? Bom, analisemos alguns detalhes:

1- Estrutura física 

Avalie se a escola tem espaços e dependências que atendem às necessidades de seu filho. Certifique-se também de que é um lugar seguro. Para avaliar essa questão com propriedade, o ideal é agendar uma visita. 

2- Método Pedagógico

Converse com professores, pergunte sobre os conteúdos, considere o ensino de outros idiomas, pesquise sobre atividades extracurriculares. Reflita se a metodologia adotada respeita o ritmo de aprendizagem do seu filho e o desafia a ir além cada vez mais. 

3- Equipe graduada 

Uma pedagogia consistente e consolidada só faz sentido quando há uma equipe graduada para aplicá-la. Conhecer as competências e habilidades dos profissionais da escola é fundamental para ter a certeza de que seu filho está em boas mãos. 

4- Valores

Não se esqueça: as melhores escolas vão muito além do ensino de línguas e fórmulas.  A estrutura física, o método pedagógico e a equipe graduada devem ser articulados juntos e são, de fato, indispensáveis, porém a educação de seu filho envolve também – e sobretudo – valores.

Busque uma instituição comprometida com valores cristãos e éticos, que dialogue com os princípios de sua família. A escola deve complementar – e não contrariar – aquilo que começa a ser aprendido ainda em casa.

 

Boa escolha!

Pondere sobre os quatro aspectos citados e os inclua na lista do que não pode faltar em uma boa escola. A educação de seu filho hoje determina as perspectivas dele no futuro. Portanto, essa escolha deve ser feita com bastante atenção e criteriosidade.