Dados de acesso incorretos.

Biblioteca Virtual

DESTAQUE

Internato Adventista comemora 90 anos de existência

Localizado no Rio Grande do Sul, um dos internatos  mais antigos do Brasil, o IACS,  celebrou 90 anos de existência com muita música, convidados especiais e inauguração de novos prédios.

 

Por: Juliana Prado

 

Considerado o internato mais antigo da região sul do Brasil, o Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), localizado na cidade Taquara, foi fundado em 14 de novembro de 1928, pelo missionário americano Abraham Harder.   No último fim de semana 2 a 4 de novembro, a instituição abriu suas portas a mais de cinco mil pessoas entre  ex- alunos,  líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia e os diretores que passaram por ali ao longo dos anos, para juntos celebrarem os 90 anos de existência do IACS.

Para a ocasião  especial, muitas atrações  musicais foram apresentadas como  o Quarteto Arautos do Rei, o pastor e cantor americano Wintley Phipps que já cantou para vários presidentes americanos como Jimmy Carter, George Herbert  Busch, Bill Clinton e Barack Obama.  O Coral dos Adolescentes  do IACS lançou o seu  mais novo trabalho, o  DVD “Casa da Esperança.”

Com quase um século de histórias, quem esteve no IACS, durante os dias de comemoração pode recordar lembranças de  um passado que influencia até hoje milhares de vidas. Dois netos dos pioneiros fundadores, Elmer e Harley e suas famílias estiveram presentes, prestigiando o evento. Eles lembraram a enorme dedicação e os propósitos de seus avós. “Estar nesta celebração é emocionante, por tudo que nossos avós vivenciaram aqui, houve muitas demonstrações de cuidado de Deus nesse lugar” explica Elmer.

 

O maestro Waldemar Wensell, também se fez presente para comemorar além dos 90 anos da

instituição, os 50 anos do Hino do IACS, cuja  música é composição sua.

 

O  tradicional reencontro de ex-alunos recriou, em especial, o ambiente de amizade, sempre muito presente entre os que aqui estudaram.  Entre as realizações do IACS em 2018, está  a reinauguração da igreja, que passou por extensas reformas, depois de ter sido atingida por um tornado em 2015. Além disto, o colégio agora possui, também um centro específico para grandes eventos e competições esportivas, o Centro de Eventos Aparecida Macedo, uma homenagem a professora Aparecida,  que está na instituição há 56 anos.

 

Porém o ponto central desta celebração foi a inauguração do Instituto de Missões. O IACS é conhecido por formar líderes com o coração na obra e a criação de um pólo que incentiva o voluntariado de estudantes em missões transculturais ao redor do mundo faz parte de um processo voltado às novas gerações de jovens adventistas. A iniciativa contribui para ressaltar o senso de missão nos alunos e servidores como afirma pastor Elbert Kuhn que estudou no IACS e enraizou a missão no coração, tendo experiência  hoje no Servico voluntário adventista: “Ações missionárias são uma tendência para essa geração, no qual vemos jovens com muita energia que consegue fazer uma conexão com aquilo que nós cremos e uma sociedade em busca de esperança”, conclui.

Para acessar os álbuns de fotos clique aqui.