Banda

POR Kevin Wolff Mamede 12/11/2015

Fanfarra Marcial

 FANFARRA MARCIAL IACS

Embora a Escola tenha sido fundada em 1928, não se tem notícia do tempo exato em que uma fanfarra tenha surgido. Sabe-se que em 1937. A Escola Cruzeiro do Sul tinha uma orquestra sob a direção do maestro Dreyer e tudo leva a crer que uma pequena banda marcial também existia. Nas décadas de 40 e 50, já com o curso ginasial oficializado, o Ginásio Adventista de Taquara tinha a sua banda. De lá para cá, esta sempre existiu, marcando o ritmo dos alunos no desfile de 7 de Setembro e outras atividades.

Durante a década de 50 e meados da década de 60, a banda do IACS esteve sob a direção do Prof. José Reis, já falecido. Depois dele, a banda foi dirigida pelo prof. De música Harry Bennett, missionário americano que trabalhou no IACS de 1969 até 1973. Depois disto, muitos foram os dirigentes da banda do IACS. Entre eles, podemos citar: Vandir Schäffer, Benjamim Williams, Newton Macedo, Flávio Gonzalez, Giovani Costa, Jonas Nikolai e Luciano Chaves. A banda do IACS está atualmente sob a direção e regência de Marcelino Pedroso desde 2008.

Ela é formada por 100 componentes entre a musical e coreográfico e dispõe dos seguintes instrumentos: taróis, bumbos, pratos, liras, surdos, caixas, quadriton, atabaques, instrumentos de percussão, bateria e cornetas lisas.

A banda IACS tem-se apresentado em vários lugares, muitas vezes, marcando a cadência de Escolas Adventista de Porto Alegre, de Rolante, de Santo Antônio e de outras cidades da região. Costuma apresentar-se também em eventos diversos, especialmente em comemorações cívicas. Não é exagero dizer-se que a banda do IACS é um referencial, não só da escola, mas também da cidade de Taquara.

A banda por tradição participa nos desfiles de 7 de Setembro nas cidades de Taquara, Rolante e Parobé e já dia 14 esteve no campeonato de bandas em Pelotas no ano de 2007.

Seu corpo coreográfico é formado por alunos que desenvolvem atividades de Mor, Balisa Mirim, GRD, Mosaico e Bandeiras, dirigido pela professora Emily Pedroso.

E desenvolvemos uma atividade sócio cultural para todos os membros com inicição musical melódica e rítmica em nossos ensaios semanais.