CA Junior

POR Kevin Wolff Mamede 05/11/2015

Coral Infantil

 

O Coral Infantil do IACS surgiu no início da década de 70, por iniciativa do então diretor de música da Escola, o missionário americano prof. Harry Bennett. Não se têm notícias de que tenha havido um outro grupo musical infantil antes deste. Durante o tempo em que esteve sob a direção do prof. Bennett, o Coral chegou a participar da parte infantil do famoso Festival de Coros de Porto Alegre. Em 1974, o prof. Bennett deixou o IACS. O Coral Infantil, então, funcionou, por algum tempo de modo intermitente. Funcionou como regente, nesses tempos, a professora Íria Pothin Wolff.

Em 1976, o Coral Infantil tem novo estímulo. Agora, sob a regência da pianista Ieda Cardoso dos Santos, passa a chamar-se “Pequenos Cantores do Vale”. Em 1978, o prof. Hélio Vieira dos Santos e sua esposa Ieda deixam o IACS.

Mais um bom período de pausa. Na verdade, 6 anos. Â Em 1982, Rosecler Linhares, filha do diretor da Escola, regressa ao IACS após terminar seus estudos em São Paulo. Sob sua direção, renasce o Coral Pequenos Cantores do Vale. Â A maestrina tem como auxiliar e pianista Ana Maria Macedo. Rosecler dirige o Coral por um ano apenas. No final do ano, seu pai é transferido e ela também deixa o IACS. A regência do Coral passa a Ana Maria Macedo. Esta dirige “Os Pequenos Cantores do Vale” até 1986.

Em 1987, assume jovem Carmen Lúcia Braga de Faria. O nome do Coral é mudado para “Pérolas Sonoras”. Carmen permanece até 1990. A partir daí, o Coral passa a ser dirigido pela professora Nara dos Santos Oliveira, que o faz até 1993. Reassume a Profa. Carmen Lúcia que trabalha mais 2 anos com o Coral “Pérolas Sonoras”.

A partir de 1996. o Coral passa a se chamar Coral Infantil do IACS e tem como maestrina a profa. Keila Ebinger Moraes. Tem participado ativamente das atividades da Igreja e da Escola. Participou de muitos festivais de coros infantis no estado do Rio Grande do Sul.

O coral infantil do IACS continuou sua formação com o novo diretor do conservatório Prof. Wanderson Paiva, que colocou sua esposa a profª Márcia a dirigir o novo grupo do Coral Infantil do IACS ajudado pela profª Carol.

Atualmente o coral infaltil do IACS é regido por Newton W. Macedo e sua esposa Profª Rosi, e coodernado pela profª Beatris Quevedo dos Santos, e é formado por 36 crianças de 03 a 08 anos de idade.