Infraestrutura

POR Kevin Wolff Mamede 26/09/2016

Internato

     

   VIVER EM INTERNATO? QUEM? EU?


   Quem já estudou em um internato, nunca o esquece. Pode até reclamar, pode    até dizer que não gosta, mas quando o deixa... a saudade, mais cedo ou mais    tarde, cobra o seu preço. Realmente, residir na escola onde se estuda, é algo    muito agradável e inesquecível. Que o digam os alunos que já passaram pelo    IACS.
Muitas coisas são marcantes num internato. Se perguntarmos a quem já foi aluno interno, quais as lembranças mais presentes, ele dirá : as amizades, as brincadeiras, as programações, os esportes... e por aí vai. A maioria, porém, não se esquece de citar os cultos de sexta-feira, à noite. Este marcou muita gente que por aqui passou, mesmo quem não professasse os mesmos princípios religiosos que norteiam a educação iacsense.
A Escola tem-se esmerado em proporcionar um ambiente acolhedor e amigo a seus alunos residentes. Boas quadras de esporte, piscina semi-olímpica e piscina térmica, pavilhão, espaço para a prática de outros esportes, uma pista de atletismo e uma de Skate ... Esporte é vida, pois não?
Os residenciais estão sendo melhorados. Os simples quartos estão sendo transformados em apartamentos, para conforto total dos alunos internos.
E a alimentação? Saudável, equilibrada, gostosa, vegetariana, preparada com cuidado, sob a orientação de uma nuticionista, para atender as necessidades nutricionais de jovens em formação. A hora das refeições é um momento de grande satisfação. O refeitório bonito, moderno e agradável, com muito ar e muita luz propicia um ambiente adequado para que as refeições sejam tomadas com alegria e boa disposição de espírito.
Numa escola de internato, como não poderia deixar de ser, o estudo é levado muito sério. Assim, durante o dia, há momentos dedicados a ele, À noite, também, dá-se também atenção a este fato, especialmente no que se refere àqueles alunos cujas notas estão um tanto baixas. Durante a semana, em alguns dias, há esportes, à noite. Quem está bem de nota, pode desfrutar deste privilégio. Nos sábados, à noite, e nos domingos, porém, há oportunidade para todos gastarem suas energias em atividades esportivas: futsal, handbol,vôlei, basquete, badminton, tênis-de-mesa e por aí vai. Todos os anos, a Gincana das Cores e a Olimpíada Estudantil, põem a escola em polvorosa. Aos internos, juntam-se os externos, e a felicidade é total! As atividades espirituais, no sábado, em especial, são muita ricas. Nelas, os alunos têm oportunidade de participar, de uma maneira ou de outra, desenvolvendo assim os seus talentos. Durante o ano letivo, muitas atividades marcam a vida de um aluno residente. As brincadeiras tradicionais nos dormitórios, a hora agradável das refeições, a famosa "rivalidade" entre os Grêmios Masculino e Feminino, as serenatas, as surpresas que os professores lhes fazem, (até levando o desjejum na cama, de vez em quando), e muitas outras situações que promovem o bem-estar e a alegria. Contudo, o evento mais esperado e mais apreciado pelos alunos internos é a Festa da Amizade! Num ano, os rapazes oferecem o jantar e as meninas elaboram o programa. No ano seguinte, é o contrário. Também as visitas aos residenciais se alternam a cada ano, no dia da Festa da Amizade. Esta festa marca para sempre a vida dos alunos residentes. O IACS é uma Escola que ama a música.. Sendo assim, além do Conservatório, os alunos dispõem de um auditório, de médio porte, onde se realizam as programações musicais e outras. É o Auditório Pr. Miltom Cézar de Souza. Saraus, programas temáticos, audições etc., são ali realizados. A extensa área verde, na qual o IACS se insere, propicia um ar puro e isto é um requisito importante para que as mentes estejam aptas a captar os ensinamentos. Árvores frondosas deixam sombras, sob as quais as amizades se confirmam. São lugares para bate-papos inesquecíveis... Enfim, no internato, tudo concorre para que a vida seja mais suave. Quem vier conferir, verá. Quem já experimentou, nunca se esquece. As lembranças o seguirão pelo resto da vida!

 

Para ver mais fotos da Infraestrutura Clique aqui.